Meteorologia

  • 16 JULHO 2019
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 20º

Edição

Pistola que matou Van Gogh atinge em leilão três vezes mais o esperado

A arma atingiu os 162 mil euros.

Pistola que matou Van Gogh atinge em leilão três vezes mais o esperado
Notícias ao Minuto

18:11 - 19/06/19 por Sara Gouveia 

Mundo Van Gogh

A arma que o pintor Vincent van Gogh terá usado para tirar a própria vida foi vendida em leilão por três vezes mais o valor que era esperado, atingindo os 162 mil euros.

O revolver foi encontrado por um agricultor em 1965 perto da vila onde o artista passou os seus últimos dias de vida. A arma tem aproximadamente a idade certa e usa o mesmo calibre de bala com que van Gogh se baleou.

A 27 de julho de 1890, o pintor holandês perturbado entrou num campo perto de Auvers-sur-Oise, uma vila a alguns quilómetros norte de Paris e disparou sobre o seu próprio peito. O revólver de bolso tinha impacto limitado e por isso demorou vários dias até que Van Gogh morresse dos ferimentos.

Mais de sete décadas depois, uma arma corroída foi encontrada no campo por detrás do chateau em que ficou hospedado. Depois de análise foi concluído que a pistola teria estado enterrada entre 50 a 80 anos. No entanto, foram levantadas várias dúvidas sobre a autenticidade da peça, que até ao momento do leilão tinha estado sob a guarda do Van Gogh Museum em Amesterdão.

O leilão foi muito criticado pelo Instituto Van Gogh, responsável pela casa onde o pintor passou os últimos dias. "Nada sugere que os restos [da arma] estejam formalmente ligados à morte de Van Gogh", refeririam num comunicado, citado pela BBC, onde lançam críticas à "comercialização de uma tragédia que merece mais respeito".

A leiloeira responsável pela venda admitiu que não há forma de garantir que a arma seja a mesma, mas que as datas batem certo. "Os testes técnicos feitos ao revolver mostram que a arma foi usada e indicam que ficou enterrada pelo período de tempo que coincide com 1980", explicaram.

"Todas essas pistas dão credibilidade à teoria de que se trata da arma usada no suicídio", rematam.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório