Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Síria: Número de mortos em confrontos aumenta para 55

O número de mortos em confrontos entre forças pró-regime e 'jihadistas', apoiados por rebeldes, no noroeste da Síria em guerra, subiu para pelo menos 55, anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Síria: Número de mortos em confrontos aumenta para 55
Notícias ao Minuto

20:32 - 18/06/19 por Lusa

Mundo OSDH

Os intensos combates, desencadeados após um contra-ataque lançado de madrugada pelo grupo 'jihadista' Hayat Tahrir al-Cham (HTS) no norte da província de Hama, custou a vida a 41 'jihadistas' e combatentes rebeldes e ainda a 14 membros das forças pró-regime, segundo o OSDH.

"As forças do regime repeliram o ataque", indicou à agência noticiosa AFP o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahmane.

A agência oficial SANA confirmou o falhanço da operação desencadeada pelos 'jihadistas'.

Os combates intensificaram-se nas últimas 24 horas, após os violentos confrontos que no sábado vitimaram 35 combatentes dos dois campos.

Os 'raides' aéreos também foram hoje retomados no norte de Hama e na província vizinha de Idlib, provocando a morte de um civil a sul de Idlib, segundo a OSDH.

O agravamento da violência regista-se após a morte na noite de domingo de 12 civis num setor controlado pelo regime e atingido pelas forças insurgentes.

Nas últimas semanas, a província de Idlib foi alvo de bombardeamentos quase diários do regime sírio e do seu aliado russo.

Esta região, que continua a escapar ao controlo de Damasco, foi, no entanto, incluída num acordo em setembro de 2018 entre Moscovo e Ancara sobre a formação de uma "zona desmilitarizada", com o objetivo de impedir uma ofensiva de envergadura.

Este aumento da violência, numa região onde vivem cerca de três milhões de pessoas, provocou mais de 400 mortos civis desde finais de abril, segundo a OSDH, e perto de 270.000 deslocados, de acordo com a ONU.

No decurso deste período, cerca de 700 combatentes rebeldes e 'jihadistas' também foram mortos nos combates e em bombardeamentos, contra 570 soldados do exército sírio e seus aliados, ainda segundo o Observatório.

A guerra na Síria, iniciada em 2011, já provocou mais de 370.000 mortos e vários milhões de deslocados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório