Meteorologia

  • 19 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

Trump substitui o líder interino do Pentágono por novo interino

O Presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou hoje a substituição do secretário interino da Defesa, Patrick Shanahan, por Mark Esper, até agora secretário do Exército e que também ficará apenas como interino.

Trump substitui o líder interino do Pentágono por novo interino
Notícias ao Minuto

19:04 - 18/06/19 por Lusa

Mundo Patrick Shanahan

Ao apontar Mark Esper como secretário interino de Defesa, Donald Trump continua a deixar o Pentágono sem um líder permanente, o que está a merecer reparos de algumas altas patentes das Forças Armadas norte-americanas, sobretudo numa altura em que os EUA enfrentam momentos de tensão no Médio Oriente.

Donald Trump usou a sua conta pessoal na rede social Twitter para agradecer a Shanahan o seu "excelente trabalho", dizendo que ele se retira para estar mais perto da família.

Shanahan tinha sido escolhido como secretário interino de Defesa, quando, em dezembro passado, Donald Trump aceitou o pedido de demissão de Jim Mattis, com quem tinha entrado em rota de colisão sobre as opções militares estratégicas do Pentágono.

A renúncia de Mattis causou alarme entre os aliados dos EUA, que lamentaram a saída do ex-general dos fuzileiros navais, mas agradou a Trump, que reconheceu as divergências e assumiu mesmo que tinha sido ele a demitir o secretário de Defesa.

Para o lugar de secretário interino da Defesa, sobe Mark Esper, em quem Donald Trump deposita a confiança de que "fará um trabalho fantástico".

Mark Esper ocupava o lugar de secretário do Exército desde 2017, depois de ter desempenhado profissionalmente funções de lóbi no Capitólio, desde 2015.

Anteriormente, Esper trabalhou na Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório