Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Paquistão: Resgatados com vida seis alpinistas atingidos por avalanche

O exército paquistanês resgatou hoje com vida seis alpinistas de um grupo de sete atingido por uma avalanche na segunda-feira numa montanha no Paquistão, sendo que o sétimo membro do grupo foi encontrado morto, anunciou um guia de montanha.

Paquistão: Resgatados com vida seis alpinistas atingidos por avalanche
Notícias ao Minuto

13:09 - 18/06/19 por Lusa

Mundo Avalanche

O grupo, de quatro alpinistas italianos e três paquistaneses, foi atingido por uma avalanche quando estava a descer uma montanha no norte do Paquistão, localizada no distrito de Ghizar.

Em declarações à agência de notícias Associated Press, Karrar Haidri, responsável da Pakistan Alpine Club (Clube Alpino do Paquistão), explicou que os seis alpinistas que sobreviventes foram levados para um hospital na cidade vizinha de Gilgit para o tratamento dos ferimentos.

"Infelizmente, um alpinista paquistanês morreu, mas os outros seis membros da expedição estão a ser tratados num hospital", indicou Haidri.

"Um helicóptero do exército paquistanês foi usado para esta complicada, mas bem-sucedida operação de resgate, apesar do facto de os alpinistas presos estarem a uma altitude de cerca de 5.300 metros", acrescentou.

Ashraf Aman, o operador turístico que organizou a expedição, confirmou que os militares paquistaneses enviaram hoje um helicóptero para resgatar os alpinistas acrescentando que o corpo do montanhista paquistanês morto, Mohammad Imtiaz, será resgatado mais tarde.

O operador turístico adiantou ainda que nenhum dos sobreviventes tinha ferimentos fatais.

Alpinistas de todo o mundo viajam para o Paquistão todos os anos para tentar escalar as altas cadeias montanhosas do norte.

O clima e as condições adversas geralmente são um teste para os alpinistas mais experientes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório