Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Paris apela ao Irão para ser "paciente e responsável"

O Presidente francês, Emmanuel Macron, apelou hoje ao Irão a manifestar "paciência e responsabilidade", ao reagir aos anúncios de Teerão que as suas reservas de urânio enriquecido vão ultrapassar o limite previsto no acordo internacional de 2015.

Paris apela ao Irão para ser "paciente e responsável"
Notícias ao Minuto

19:28 - 17/06/19 por Lusa

Mundo Macron

"Lamento os anúncios iranianos", declarou Macron em conferência de imprensa com o Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, e num atual contexto de tensões crescentes entre Teerão e Washington.

Macron esclareceu que, de momento, o Irão continua a "respeitar as suas obrigações", e acrescentou: "Nós encorajamos muito fortemente à adoção de um comportamento paciente e responsável".

"Toda a forma de escalada não vai no bom sentido", disse, antes de assegurar que tudo será feito "para dissuadir" o Irão de prosseguir nessa via.

"O processo para ultrapassar os 300 quilos para as reservas de urânio enriquecido começou e dentro de dez dias, quer dizer em 27 de junho, vamos ultrapassar esse limite", declarou hoje Behrouz Kamalvandi, porta-voz da Organização iraniana de energia atómica, fazendo aumentar a pressão num dossier muito sensível.

O acordo internacional sobre o programa nuclear iraniano de 2015 de Viena, com o patrocínio das principais potências, visa limitar drasticamente a capacidade nuclear iraniana, em troca de um levantamento das sanções económicas internacionais.

No entanto, Washington denunciou o acordo e retirou-se em maio de 2018, antes de restabelecer pesadas sanções contra Teerão, que agora solicita aos outros signatários (Alemanha, França, Reino Unido, China e Rússia) e aos seus parceiros que o ajudem a atenuar os efeitos.

Um ano após a retirada dos Estados Unidos do acordo, o Irão anunciou em 08 de maio que já não se sentia comprometido com os limites impostos pelo texto às reservas de urânio enriquecido (UF6) e de água pesada (respetivamente 300 quilos e 130 toneladas).

No mesmo dia, o Irão emitiu um ultimato de 60 dias aos países que ainda estão associados ao acordo para que ajudem a contornar as sanções norte-americanas.

"Pretendo manter novos contactos à margem do G20 [que decorre em Osaca em 28 e 29 de junho] (...) para preparar um novo encontro útil (...) antes de 08 de julho", a data em que termina o ultimato, assegurou hoje Macron.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório