Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Pelo menos oito mortos em naufrágio perto das ilhas gregas

Pelo menos oito migrantes morreram hoje na sequência do naufrágio de uma embarcação que viajava da costa da Turquia para a ilha grega de Kos, enquanto outros 31 foram resgatados com vida, anunciaram as autoridades turcas.

Pelo menos oito mortos em naufrágio perto das ilhas gregas
Notícias ao Minuto

10:43 - 17/06/19 por Lusa

Mundo Migrantes

O naufrágio aconteceu perto do cabo de Hüseyin Burnu, na região turística de Bodrum (província de Mugla), a cinco quilómetros de Kos, adiantou a agência turca de notícias Anadolu.

As autoridades foram alertadas às 07:20 (05:20 em Lisboa), tendo a guarda costeira referido que testemunhas no local apontaram para a presença de 40 pessoas a bordo.

Dois navios da Guarda Costeira turca, um helicóptero e uma equipa de mergulhadores foram chamados e conseguiram resgatar 31 pessoas com vida.

Até ao momento, não há informação sobre a procedência dos migrantes.

A Turquia, que acolhe cerca de quatro milhões de migrantes e refugiados, a maioria dos quais sírios, é um importante país de transição para aqueles que fogem dos conflitos do Médio Oriente e pretendem chegar à Europa, sobretudo através da Grécia.

Um acordo controverso entre a União Europeia e a Turquia, assinado em 2016, permitiu reduzir o número de pessoas que chegam às ilhas gregas por barco.

Este número chegou aos 875.000 em 2015, mas baixou significativamente para 40.000 por ano em 2017 e 2018, segundo a agência europeia Frontex.

Desde o início deste ano, pelo menos 555 pessoas morreram a tentar atravessar o Mediterrâneo para chegar à Europa, segundo a Organização Internacional para as Migrações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório