Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Ex-vice-chanceler austríaco Strache renuncia ao cargo de eurodeputado

O antigo líder da extrema-direita e ex-vice-chanceler austríaco Heinz Christian Strache, que se demitiu em maio após um escândalo de corrupção, renunciou hoje ao lugar de eurodeputado para o qual foi eleito nas últimas europeias.

Ex-vice-chanceler austríaco Strache renuncia ao cargo de eurodeputado
Notícias ao Minuto

10:01 - 17/06/19 por Lusa

Mundo Strache

Em comunicado hoje divulgado, o político de 50 anos diz que a sua decisão de renunciar ao lugar de deputado no Parlamento Europeu "não resulta de calculismo político nem de qualquer acordo, mas sim de uma decisão pessoal".

A eventual investidura de Strache no Parlamento Europeu tinha provocado incerteza no seu partido, o FPÖ, tendo o novo líder da formação, Norbert Hofer, pedido que o antecessor não assumisse o cargo.

Strache ganhou o lugar de eurodeputado ao receber cerca de 45.000 "votos preferenciais" nas eleições europeias de 26 de maio, o que o elevou do posto 42 à terceira posição da lista do FPÖ.

O "voto preferencial" é um sistema que existe em alguns países, como a Áustria, e que permite dar prioridade a uns candidatos sobre outros nas listas.

Strache demitiu-se em 18 de maio devido ao chamado "Ibizagate", um vídeo gravado na ilha espanhola de Ibiza no qual surge a prometer a uma suposta milionária russa favores políticos em troca de doações ilegais para o partido.

Após a sua demissão, quebrou-se a coligação de Governo formada pelo FPÖ e o partido popular ÖVP, e o então chanceler, o democrata-cristão Sebastian Kurz, anunciou eleições antecipadas, que estão marcadas para 29 de setembro.

Desde então, a procuradoria anticorrupção de Viena iniciou investigações contra Strache por fraude devido às suas declarações no vídeo de Ibiza.

O seu anúncio ocorre pouco depois de o FPÖ anunciar que a mulher de Strache, Philippa, será terceira na sua lista regional de Viena para as eleições de setembro, pelo que deverá entrar no próximo parlamento austríaco.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório