Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Boeing admite erros na questão dos 737 Max após queda de dois aviões

O presidente executivo da Boeing admitiu este domingo que a empresa errou na forma como lidou com a questão do problemático sensor de alerta do 'cockpit' dos aviões 737 Max, que terá levado à queda de dois aviões.

Boeing admite erros na questão dos 737 Max após queda de dois aviões
Notícias ao Minuto

19:46 - 16/06/19 por Lusa

Economia Boeing

Dois aviões Boeing, os mais vendidos no mundo, caíram no espaço de cinco meses (em outubro de 2018 e março deste ano), provocando a morte de 346 pessoas, tendo sido apontado como causa dos acidentes o novo sistema automático de estabilização. Os novos aviões estão proibidos de voar desde então.

Hoje, em Paris, para participar no Paris Air Show, o grande acontecimento da indústria aeroespacial, Dennis Muilenburg prometeu transparência, numa altura em que a construtora norte-americana procura revitalizar o novo modelo de avião.

Dennis Muilenburg disse aos jornalistas que a comunicação da Boeing com os reguladores, clientes e público "não foi consistente". "E isso é inaceitável", acrescentou.

A administração federal de aviação dos Estados Unidos culpou a Boeing por não dizer aos reguladores durante mais de um ano que o indicador de segurança do 'cockpit' do modelo Max não funcionou.

Os pilotos também ficaram revoltados porque a empresa não os avisou sobre o novo 'software' implicado nas quedas de aviões no ano passado, na Etiópia e na Indonésia.

"Nós claramente cometemos um erro na implementação do alerta", disse Muilenburg.

O responsável manifestou-se confiante de que o Boeing 737 Max possa voltar a voar no final deste ano. Os reguladores precisam de aprovar a correção do problema para que o avião possa voltar aos céus.

Muilenburg disse também que os acidentes com os aviões da Lion Air (na Indoésia, em outubro de 2018) e da Ethiopian Airlines (em março deste ano) foram um "momento decisivo" para a Boeing e acrescentou acreditar que o resultado será uma empresa "melhor e mais forte".

O presidente executivo da Boeing referiu ainda que empresa está a enfrentar o que aconteceu com "humildade" e centrada em reconstruir a confiança.

Na "feira" de Paris, a primeira depois da queda dos dois aviões, a Boeing prevê um número limitado de vendas, acrescentou o responsável, considerando, contudo, que a presença é importante, para falar com clientes e com outras empresas do setor.

Muilenburg disse também que a Boeing está a aumentar as suas previsões a longo prazo, pela procura global de aviões, especialmente na Ásia.

[Notícia corrigida às 14h46, do dia 17 de junho de 2019]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório