Forças Armadas do Mali matam 20 alegados 'jihadistas'

Elementos das Forças Armadas do Mali mataram 20 alegados 'jihadistas', numa operação militar conjunta, no sábado, com a força francesa Barkhane, na região de Menaka, no leste do país.

NÃO USAR

© iStock

Lusa
16/06/2019 06:19 ‧ 16/06/2019 por Lusa

Mundo

Operação Militar

Segundo um comunicado das Forças Armadas do Mali (FAMA), citado pela agência Efe, a "operação permitiu neutralizar cerca de vinte terroristas".

O grupo a que pertencem os alegados terroristas não foi identificado, mas o autodenominado 'Estado Islâmico no Grande Saara' (EIGS) está ativo essencialmente nesta região de Menaka, junto à fronteira com o Níger.

A instabilidade que afeta o Mali começou com o golpe de Estado de 2012, quando grupos tuaregues rebeldes, com organizações 'jihadistas', assumiram o controlo do norte do país durante dez meses.

Os 'jihadistas' foram, teoricamente, expulsos em 2013, na sequência de uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas extensas áreas do país, sobretudo no norte e centro, escapam ao controlo estatal, situação de que se aproveitam grupos terroristas locais.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas