Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Hackers franceses encontram microfone oculto em robô de cozinha do Lidl

O aparelho Monsieur Cuisine Connect é uma versão low cost da popular Bimby.

Notícias ao Minuto

18:48 - 15/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Lidl

Há alguns dias foi proposto a dois amigos, estudantes de informática franceses, que instalassem um videojogo no robô de cozinha vendido pela cadeia de supermercados Lidl. O aparelho chama-se Monsieur Cuisine Connect e é mais um concorrente low cost da popular marca Bimby. 

Alexis Viguié e Adrien Albisetti não tardaram a por mãos à obra, mas quando tentavam hackear o aparelho acabaram por descobrir algo inesperado: um microfone oculto dentro do robô. Conta o El País que, além disso, perceberam que o eletrodoméstico vinha com um sistema operacional Android que não era atualizado desde outubro de 2017. Mas já lá iremos.

Ao jornal espanhol, o francês Adrien explicou que o robô, apesar de o ter usado pouco, "funciona muito bem" e que não acreditam "que o Lidl queira espiar ninguém". No entanto, o finalista de Adminstração de Sistemas Informáticos quer que se saiba “que a versão do Android é antiga e vulnerável a piratas que podem tomar o controlo do aparelho e escutar o som ambiente através do microfone”.

O risco, explica, "é limitado", pois só pode ser feito enquanto o aparelho está ligado, mas apela a que as pessoas se lembrem de desligar o robô sempre que não esteja a ser utilizado para impedir acessos inesperados.

O Lidl esclareceu à publicação espanhola que o microfone está desativado e que "a segurança do Monsieur Cuisine está garantida", explicando que o microfone tinha sido concebido para "futuras funcionalidades como o controlo de voz, tal como já acontece com outros eletrodomésticos de características semelhantes". 

A empresa não menciona nem na página da internet nem no manual de instruções a presença do microfone. Mas os jovens comprovaram que estava em perfeitas condições. Num vídeo publicado no Youtube é possível vê-los a utilizar a aplicação Discord, habitualmente usada por 'gamers' [jogadores de videojogos] para falarem entre si e onde utilizam as colunas e o microfone incorporado do robô de cozinha para manter uma conversa (veja o vídeo na galeria acima).

O Monsieur Cuisine Connect é uma versão melhorada da primeira geração do produto que foi lançada em 2016. Foi desenhado na Alemanha e produzido na China pela marca normalmente vendida nas cadeias Lidl 'Silver Crest'. Tem um ecrã tátil e tem ligação ao wifi para fazer download de receitas. É comercializado em vários países como o Reino Unido, Alemanha, Espanha e França, onde já antes desta notícia, dávamos conta das filas que ocorreram no país aquando da venda do eletrodoméstico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório