Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Registo áudio inédito dá a conhecer a voz de Frida Kahlo

O governo mexicano partilhou aquele que poderá ser o único registo sonoro da voz da pintora.

Registo áudio inédito dá a conhecer a voz de Frida Kahlo
Notícias ao Minuto

17:08 - 14/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Frida Kahlo

A Fonoteca Nacional do México tornou público, na passada quarta-feira, aquele que pode ser o único registo sonoro conhecido da pintora Frida Kahlo. Na gravação é possível ouvir a artista recitar fragmentos de 'Retrato de Diego', um texto que escreveu em 1949 para o marido, o também pintor Diego Rivera.

O governo mexicano afirma que os estudos indicam que se trata da voz de Frida, no entanto, acautelou que não foi possível confirmá-lo totalmente. "É uma descoberta que tem muitos elementos que podem ser identificados como a voz provável de Frida Kahlo, sem dar 100% de certeza", explicou a secretária de Estado da Cultura, Alejandra Frausto, citada pelo jornal El País.

No registo áudio é possível ouvir, durante dois minutos, uma voz pausada, tranquila e de timbre suave que descreve o marido tanto física como intelectualmente. "É um menino grande, imenso, de cara amável e olhar triste. Os seus olhos esbugalhados, obscuros, inteligentíssimos e grandes dificilmente estão parados, quase fora de órbitas por pálpebras inchadas", diz.

Em janeiro deste ano, o diretor da Fonoteca Nacional, Pável Granados, viajou para a cidade de Huamantla, no centro do México, para se encontrar com o locutor da rádio XEW, que lhe garantiu ter encontrado um áudio onde Diego Rivera cantava. Mas quando faziam a revisão do material o diretor foi surpreendido por um fragmento em que Frida recita. A gravação faz parte de um programa do locutor Álvaro Gálvez y Fuentes, conhecido como El Bachiller, que produziu entrevistas exclusivas com personagens conhecidas da cultura para aquela rádio, em 1956. 

Depois de ser submetida a uma análise das ondas sonoras, foi descartado que se tratasse de alguém com experiência, pois por várias vezes é possível ouvir a mulher gravada a inspirar. Foram ainda questionadas várias pessoas que conheceram a pintora e que ainda se encontram vivos como Guadalupe Rivera Marín, filha de Diego Rivera, que reconheceu a voz como sendo da pintora, enquanto Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky, ficou com dúvidas.

Segundo os responsáveis da Fonoteca Nacional onde o registo foi digitalizado e a fita de rolo original está a ser preservada, a gravação foi tornada pública para ampliar a busca e encontrar mais pessoas que possam ter em sua posse outras gravações da artista.

No final do registo, que terá sido feito para o programa dedicado a Diego Rivera, pode ouvir-se Frida a deixar palavras de amor ao marido: "Vendo-o nu pensa-se imediatamente num menino rã, apoiado nas patas traseiras, seus ombros infantis, estreitos e redondos, terminam numas mãos maravilhosas, pequenas e delicadas,  sensíveis e subtis como antenas que comunicam com o universo inteiro. É assombroso que essas mãos tenham servido para pintar tanto e trabalhem ainda infatigavelmente".

Oiça abaixo o registo:

Recomendados para si

;
Campo obrigatório