Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Veterinário tailandês troca mimos com mamífero aquático bebé

O dugongo bebé de 5 meses ter-se-á perdido da mãe e está aos cuidados de humanos.

Veterinário tailandês troca mimos com mamífero aquático bebé
Notícias ao Minuto

16:29 - 14/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Tailândia

Um dugongo bebé, um mamífero herbívoro aquático, considerado em vias de extinção, ganhou apego aos humanos depois de ter sido separado da mãe e se ter perdido ao largo da costa sul da Tailândia. Marium está aos cuidados dos especialistas marinhos de forma a que um dia consiga defender-se por si próprio.

Estima-se que a cria tenha cerca de 5 meses e tornou-se um êxito nas redes sociais tailandesas depois de terem sido partilhadas imagens dos biólogos marinhos a trocar carinhos e a alimentarem o dugongo com leite e algas marinhas.

O dugongo é semelhante a um manatim e pode crescer até cerca de 3,4 metros de comprimento. O seu estado de conservação é considerado vulnerável pela International Union for the Conservation of Nature.

Marium foi encontrado sozinho perto da praia da ilha de Ko Poda, na província de Krabi, em abril deste ano, conta a Associated Press. Os responsáveis tentaram libertá-lo junto de um habitat de dugongos noutra ilha, mas no entanto, o bebé nadou para longe.

Os veterinários e voluntários todos os dias tentam localizar Marium e este nada diretamente para os humanos, depois segue-os para águas mais calmas onde é alimentado com leite e algas marinhas, semelhantes à sua dieta natural.

Os seus cuidadores acreditam que formou um laço com os humanos e com as canoas onde se deslocam para o visitar, talvez por considerar serem um substituto da sua mãe.

Agora, deverá continuar a receber os cuidados dos veterinários pelo menos durante mais um ano, até que consiga defender-se e alimentar-se sozinho.

Veja abaixo o vídeo do momento em que Marium  troca mimos e é alimentado pelos seus cuidadores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório