Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

FMI abre delegação regional para Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedónia

O Fundo Monetário Internacional (FMI), vai abrir em Viena uma nova delegação regional permanente para reforçar as suas relações com a Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedónia do Norte, informou a organização financeira em comunicado hoje divulgado.

FMI abre delegação regional para Albânia, Kosovo, Montenegro e Macedónia
Notícias ao Minuto

14:15 - 14/06/19 por Lusa

Mundo Organização financeira

O novo gabinete, que ficará localizado na capital da Áustria, pretende manter "um forte envolvimento com os quatro países e com os [países] credores, instituições internacionais, incluindo o Banco Mundial, e o Governo austríaco, um importante parceiro comercial e de desenvolvimento da região dos Balcãs ocidentais", indica o comunicado.

A nova delegação será chefiada pela alemã Stephanie Eble, atual chefe da missão do FMI no Kosovo, e que esteve anteriormente colocada na Ucrânia, Grécia, Sérvia e Bósnia-Herzegovina.

Elbe será ainda responsável pela gestão das equipas locais das delegações da instituição financeira instaladas na Albânia, Kosovo e Macedónia do Norte, que serão mantidas.

A Sérvia e a Bósnia-Herzegovina, onde existem "programas ativos do FMI", vão manter os seus próprios representantes, precisa o texto.

"Esta nova delegação em Viena será uma parte muito importante da nossa relação continuada com estes quatro países, que pretendem o acesso à União Europeia", referiu o diretor-adjunto de gestão Tao Zhang após um encontro em Viena com o governador do Banco Nacional austríaco, Ewald Nowotny, e Harald Waiglein, diretor-geral do ministério das Finanças, indica o comunicado.

"Estabelecer uma representação regional é mais rentável e também ajuda a mantermo-nos perto dos nossos membros na região e dos parceiros que lideram o crescimento", acrescentou.

A delegação vai ficar operacional no outono em data a anunciar, conclui o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório