Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Dissidente trabalhista que fundou Change UK muda para Liberais Democratas

Um dos deputados dissidentes trabalhistas que fundaram o partido anti-Brexit Change UK, Chuka Ummuna, anunciou hoje que aderiu ao partido Liberal Democrata.

Dissidente trabalhista que fundou Change UK muda para Liberais Democratas
Notícias ao Minuto

13:49 - 14/06/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Streatham, em Londres, gracejou, durante uma conferência de imprensa, não ser faccioso, "o que é notório pelo número de partidos de que já fiz parte este ano".

Ummuna alegou que se guia pelos valores e princípios pessoais e descreveu-se como um "democrata social com valores liberais", acrescentando: "Esses valores giram em torno de um Reino Unido justo e aberto, com uma economia mista que possibilite a todos alcançarem os seus sonhos e aspirações independentemente das suas origens".

O deputado, de ascendência nigeriana, salientou também ser um convicto "internacionalista".

"É por isso que sou contra este 'Brexit' e penso que devemos fazer o que pudermos para manter este país como membro da União Europeia", afirmou.

Umunna chegou a ser anunciar a candidatura para líder do partido Trabalhista em 2015, após a derrota eleitoral e a demissão de Ed Miliband, mas recuou poucos dias depois, e tornou-se um crítico do atual líder, Jeremy Corbyn, devido às divergências sobre as políticas de esquerda e sobre o 'Brexit'.

Em fevereiro, juntamente com outros seis deputados trabalhistas, desfiliou-se do 'Labour' e formou O Grupo Independente no parlamento, ao qual se juntaram mais três deputadas conservadoras, tendo Umunna sido designado o porta-voz do grupo.

Em abril, formalizaram a criação de um novo partido político intitulado Change UK, com o objetivo de fazer campanha por um novo referendo e pela permanência do Reino Unido na União Europeia nas eleições europeias de maio.

Porém, a recusa do partido em fazer um pacto para consolidar o voto anti-Brexit foi criticada, pois o Change UK só conseguiu 3,4% por cento dos votos e não conseguiu eleger qualquer eurodeputado nas eleições europeias, enquanto os Liberais Democratas e Verdes elegeram 16 e sete, respetivamente.

No início deste mês, Chukka Umunna e outros cinco dos 11 deputados do Change UK anunciaram a saída do partido para se tornarem independentes.

O líder demissionário dos Liberais Democratas, Vince Cable, saudou a adesão de Chuka Ummuna, com quem disse ter desenvolvido uma relação de amizade, apesar de terem sido rivais políticos, nomeadamente quando foi ministro da Economia e Ummuna o "ministro sombra" no 'Labour'.

"A situação política está a evoluir rapidamente, tivemos as eleições [europeias] que mostraram que os Liberais Democratas são indiscutivelmente a principal força britânica no centro político. É importante ter uma militância mobilizada e uma rede nacional", explicou.

Vince Cable, de 76 anos, renunciou à liderança do partido no final de maio e o novo líder deverá ser conhecido a 23 de julho, sendo candidatos Jo Swinson e o Ed Davey.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório