Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Alemanha pede investigação a ataques contra petroleiros no mar de Omã

O Governo alemão pediu hoje uma investigação sobre os ataques "extraordinariamente preocupantes" de quinta-feira contra dois petroleiros no mar de Omã, em pleno Golfo Pérsico.

Alemanha pede investigação a ataques contra petroleiros no mar de Omã
Notícias ao Minuto

13:11 - 14/06/19 por Lusa

Mundo Golfo Pérsico

Em declarações aos jornalistas em Berlim, Ulrike Demmer, porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel, salientou que uma "espiral de escalada" deve ser evitada.

Ulrike Demmer referiu que "o que é importante agora é continuar a investigar o contexto dos incidentes em profundidade" acrescentando que a Alemanha "está em contacto" com os seus parceiros sobre o assunto.

O Governo alemão indicou ainda que não tem informação sobre quem realizou os ataques e não adianta quem acredita ser o responsável.

Dois petroleiros, um norueguês e um japonês, foram na quinta-feira alvo de um ataque no mar de Omã, em pleno Golfo Pérsico, uma região já sob tensão devido à crise entre os Estados Unidos e o Irão.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acusou o Irão de ser "responsável" pelos ataques e as forças armadas norte-americanas divulgaram um vídeo que dizem mostrar a Guarda Revolucionária iraniana a remover uma mina por detonar de um dos petroleiros atacados no mar de Omã, sugerindo que Teerão estaria a tentar retirar provas do seu envolvimento.

No entanto, o Governo do Irão rejeitou a acusação e condenou os incidentes "com a maior veemência possível".

O Presidente do Irão, Hassan Rohani, também acusou hoje os Estados Unidos de serem uma "grave ameaça à estabilidade" regional e mundial, após Washington responsabilizar Teerão pelos ataques.

Washington, que tem endurecido sistematicamente as sanções económicas e diplomáticas contra Teerão após sair de um acordo internacional de 2015 sobre o nuclear iraniano, multiplicou no início de maio as suas tropas no Médio Oriente, acusando o regime iraniano de preparar ataques "iminentes" contra interesses americanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório