Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Morreu 'Gabe' Grunwald, atleta que nunca deixou de correr contra o cancro

Atleta enfrentou cancro raro durante anos, num exemplo de persistência que correu mundo. Tinha 32 anos.

Morreu 'Gabe' Grunwald, atleta que nunca deixou de correr contra o cancro
Notícias ao Minuto

12:38 - 14/06/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Exemplo de vida

Morreu, aos 32 anos, Gabriele Grunwald.

'Gabe' Grunwald, como também era conhecida, era uma atleta de longa distância norte-americana que enfrentou durante anos o cancro, procurando sempre continuar a competir.

O seu exemplo de vida há muito elogiado chegou agora ao fim.

Desde 2009, 'Gabe' passou por quatro momentos em particular em que lhe foram diagnosticados tumores.

A história da sua luta contra o cancro começou nessa altura, ao enfrentar um carcinoma adenoide cístico, que lhe afetou as glândulas salivares.

'Gabe' enfrentou a sua doença de forma pública, servindo assim de exemplo. Logo após o primeiro diagnóstico, conseguiu bater o seu recorde pessoal nos  1500 metros. Os anos seguintes, infelizmente, trouxeram novos problemas. Por mais três vezes, a doença afetou-a, tentando cortar-lhe a passada, com tumores que afetaram no pescoço e no fígado, para além de um cancro da tiroide. Ainda assim, sempre se mostrou como um exemplo de superação. Em 2014 foi campeã norte-americana de 3.000 metros em pista coberta.

A atleta, que esteve internada até ao passado domingo, foi enviada para casa na segunda-feira passada, para poder passar as últimas horas com a família.

Aos 32 anos, a luta de 'Gabe' Grunwald chegou ao fim na passada terça-feira. A atleta faleceu em casa, em Minneapolis, junto da família e em paz, como deu conta o seu companheiro, Justin Grunewald, citado pela Yahoo Sports: "Ela disse-me que estava pronta para partir para o céu e uns dias depois partiu. Ela quis mais uns dias para se poder despedir".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório