Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Independentista catalão preso impedido de tomar posse como eurodeputado

O Supremo Tribunal espanhol recusou hoje em Madrid o pedido do ex-presidente do Governo catalão Oriol Junqueras de sair da prisão, onde está de forma cautelar, para prestar juramento como deputado eleito ao Parlamento Europeu.

Independentista catalão preso impedido de tomar posse como eurodeputado
Notícias ao Minuto

11:30 - 14/06/19 por Lusa

Mundo Espanha

Junqueras não poderá assim deslocar-se à comissão nacional de eleições espanhola na próxima segunda-feira, o último dia em que poderia assumir o lugar para o qual foi eleito.

A decisão confirma a posição do Ministério Público, considerando que a posterior deslocação a Bruxelas iria colocar em "perigo irreversível" os fins do procedimento judicial, isto é, permitiria que Junqueras gozasse de imunidade parlamentar o que iria bloquear ou atrasar a sentença que aguarda.

Oriol Junqueras está preso de forma cautelar há mais de um ano e é o principal suspeito de um grupo de 12 políticos separatistas que estão a ser julgados pelo seu envolvimento na tentativa de autodeterminação da Catalunha em 2017.

Depois de quatro meses, na quarta-feira passada chegou ao fim a fase de audiências, tendo a defesa e os acusados feito as suas alegações finais, prevendo-se agora que o Supremo Tribunal espanhol faça até outubro a leitura da sentença.

Oriol Junqueras arrisca uma pena máxima de 25 anos de prisão por alegados delitos de rebelião e desvio de fundos nessa tentativa de independência que foi impedida pelo Estado central.

Na quinta-feira, a comissão nacional de eleições espanhola já tinha decidido que outros dois independentistas catalães fugidos na Bélgica à Justiça espanhola, que também foram eleitos para o Parlamento Europeu, teriam de prestar juramento na próxima segunda-feira, em Madrid, se quisessem assumir os seus lugares.

O ex-presidente do executivo regional catalão Carles Puigdemont, e o conselheiro (ministro regional) Toni Comin arriscam-se a ser presos se se deslocarem à capital espanhola.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório