Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Paquistão preocupado com agravamento da tensão no Golfo Pérsico

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, manifestou hoje preocupação com o agravamento da tensão no Golfo Pérsico, após um ataque contra dois petroleiros no mar de Omã, que os EUA atribuíram ao Irão.

Paquistão preocupado com agravamento da tensão no Golfo Pérsico
Notícias ao Minuto

11:16 - 14/06/19 por Lusa

Mundo Imran Khan

"A evolução da situação no Médio Oriente e no Golfo Pérsico é motivo de grande preocupação", disse Khan na cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai (OCS), em Bishkek, capital do Quirguistão, citado pela agência Interfax.

Dois petroleiros, um norueguês e um japonês, foram na quinta-feira alvo de um ataque no mar de Omã, em pleno Golfo, uma região já sob tensão devido à crise entre os Estados Unidos e o Irão.

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, acusou o Irão de ser "responsável" pelos ataques, acusações já hoje rejeitadas pelo ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros.

Segundo a agência oficial iraniana Irna, os ataques ocorreram a menos de 30 milhas náuticas da costa do Irão.

A região tem vivido no último mês uma escalada das tensões entre os EUA e o Irão.

Washington, que tem endurecido sistematicamente as sanções económicas e diplomáticas contra Teerão após sair de um acordo internacional de 2015 sobre o nuclear iraniano, multiplicou no início de maio as suas tropas no Médio Oriente, acusando o regime iraniano de preparar ataques "iminentes" contra interesses americanos.

Os líderes da Rússia, Índia, China, Paquistão, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão e Tajiquistão começaram hoje a cimeira da OCS, fundada em 2001 com o objetivo de reforçar a colaboração na esfera da segurança internacional e da luta contra o terrorismo.

O Afeganistão, a Bielorrússia, o Irão e a Mongólia são Estados observadores da OCS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório