Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Presidente de Taiwan vence primárias e tenta mandato nas eleições de 2020

A Presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, venceu as primárias do Partido Progressista Democrático (DPP), pelo que irá tentar ser eleita para um segundo mandato, na eleição presidencial de 2020, informou hoje a imprensa local.

Presidente de Taiwan vence primárias e tenta mandato nas eleições de 2020
Notícias ao Minuto

09:33 - 13/06/19 por Lusa

Mundo Tsai Ing-wen

Segundo a agência de notícias espanhola EFE, que cita a imprensa local, Tsai obteve 35,67% dos votos, contra os 27,48% do ex-primeiro ministro William Lai Ching-te, anunciou o secretário do DPP Cho Jung-tai.

Taiwan, a ilha onde se refugiou o antigo Governo chinês depois de o Partido Comunista tomar o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China e funciona como uma entidade política soberana.

Atualmente, é alvo de uma pressão sem precedentes da China, que defende a "reunificação pacífica", mas ameaça "usar a força" caso Taiwan declare independência.

Desde 2016, após as eleições da Presidente Tsai Ing-wen, do DPP (pró-independência), em Taiwan, e de Donald Trump, nos Estados Unidos da América, Washington tem tomado várias medidas para apoiar Taiwan nos campos político e militar.

Além disso, a partir de 2018 - ano em que a China rompeu laços diplomáticos com Burkina Faso, República Dominicana e El Salvador - os Estados Unidos declararam repetidamente a sua oposição a que outros países rompessem as suas relações com Taiwan.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório