Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Partido Conservador inicia votações para eleger sucessor de Theresa May

O Partido Conservador começa hoje uma série de votações para escolher um novo líder, que vai assumir também o posto de primeiro-ministro britânico no final de julho, sucedendo a Theresa May na condução do processo do 'Brexit'.

Partido Conservador inicia votações para eleger sucessor de Theresa May
Notícias ao Minuto

05:59 - 13/06/19 por Lusa

Mundo Brexit

Dez candidatos conseguiram as oito nomeações necessárias para serem admitidos na eleição interna, conduzida pelo chamado Comité 1922, cuja primeira fase está reservada ao grupo parlamentar.

A primeira volta da eleição decorre entre as 10:00 e 12:00 locais (mesma hora em Lisboa) e os resultados são esperados por volta das 13:00, determinando as regras que os candidatos com 16 votos ou menos sejam eliminados ou, se tal não acontecer, é afastado aquele com menor número de votos.

A votação vai decorrer numa sala do parlamento britânico equipada com cabines de votação, para garantir o segredo do voto, o qual será expresso num boletim, cuja cor será diferente a cada volta, e colocado numa urna metálica preta.

A segunda volta terá lugar na próxima terça-feira, 18 de junho, entre as 15:00 e 17:00, e são eliminados os candidatos com 32 votos ou menos, ou aquele que reunir menor apoio.

No dia 19 realiza-se uma terceira volta, entre as 15:00 e 17:00, e o processo continua no dia 20, para quando estão previstas uma série de votações a partir das 10:00 para reduzir os candidatos a apenas dois finalistas.

A partir de 22 de junho, os cerca de 160 mil membros do partido Conservador devem receber um boletim de voto, que terão de enviar por via postal até 22 de julho, sendo o vencedor anunciado nos dias seguintes.

Durante este processo, Theresa May, que renunciou formalmente à liderança do partido a 07 de junho, mantém-se em funções mas deverá apresentar a demissão logo que o sucessor esteja definido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório