Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Portugal vai abrir embaixada na Costa do Marfim em 2020"

Portugal vai abrir em 2020 uma embaixada na Costa do Marfim, confirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros no Parlamento, adiantando que o anúncio formal vai ser feito pelo Presidente da República durante a visita àquele país africano.

"Portugal vai abrir embaixada na Costa do Marfim em 2020"
Notícias ao Minuto

13:21 - 12/06/19 por Lusa

Mundo Santos Silva

"Disse na Costa do Marfim quando lá estive, no mês passado, e o Presidente da República di-lo-á, com outra solenidade, amanhã [quinta-feira], quando iniciar a sua visita de Estado, que durante o ano de 2020 Portugal abrirá representação diplomática em Abidjan", disse o ministro Augusto Santos Silva perante a comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas da Assembleia da República.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chega hoje à noite à Costa do Marfim para uma visita de Estado de dois dias destinada a reforçar as relações bilaterais.

Santos Silva respondia ao deputado Paulo Neves, do PSD, que saudou a prioridade atribuída a África na preparação da próxima presidência portuguesa da União Europeia (UE), no primeiro semestre de 2021, e o instou a "reforçar rapidamente a rede diplomática no continente africano", citando uma série de países, entre os quais a Costa do Marfim.

O ministro defendeu uma resposta "mais gradualista", declarando-se satisfeito por não ter fechado qualquer embaixada e, numa aparente referência a encerramentos de representações diplomáticas no passado, advertiu contra a contradição de "num momento fechar e no momento seguinte querer abrir às meias dúzias".

Portugal e a Costa do Marfim estabeleceram relações diplomáticas em 1975 e, em 1989, foi aberta a embaixada portuguesa em Abidjan por ocasião de uma visita de Estado do Presidente Mário Soares.

A embaixada portuguesa foi depois encerrada, em 2000, no quadro de uma reestruturação das missões diplomáticas e também devido à situação de instabilidade na Costa do Marfim.

Os dois países acordaram em 2015 abrir embaixadas em Lisboa e Abidjan, acordo que a Costa do Marfim aplicou em 2016 com a abertura de uma representação diplomática em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório