Meteorologia

  • 20 JUNHO 2019
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Edição

Encontrada cabeça de lobo gigante com 40 mil anos na Sibéria

Cientista acredita que mais descobertas destas se façam à medida que o aquecimento global continua a provocar a redução do nível de gelo na região.

Encontrada cabeça de lobo gigante com 40 mil anos na Sibéria

A descoberta foi revelada numa exposição sobre criaturas congeladas na Idade do Gelo, no Japão. Entre várias descobertas, destaca-se a de uma cabeça de lobo com mais de 40 mil anos de existência.

Um grupo de habitantes locais que andavam à procura de marfim de mamute junto ao rio Tirekhtyakh, em Yakutia, descobriu a cabeça, e, suspeitando que seria algo importante, entregou-a à Academia de Ciências de Iacútia, uma república russa.

A equipa de investigação russa concluiu que a cabeça, que tem um surpreendente tamanho de 40 centímetros, tinha milhares de anos. Mais espantoso do que isso: continha cérebro intacto no seu interior.

O investigador Albert Protopopov afirma que embora no passado já tenham sido descobertos filhotes de lobo congelados, nunca antes havia sido encontrada a cabeça de um animal adulto.

Os cientistas estão agora a construir um modelo digital do cérebro e do interior do crânio para um estudo mais aprofundado, enquanto uma equipa de Estocolmo está a analisar o ADN do lobo.

Segundo Albert Protopopov, é possível que mais descobertas destas surjam devido ao aquecimento global que está a diminuir o nível de gelo na região.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório