Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Amor separado pela guerra volta a encontrar-se 75 anos depois

Hoje, já viúvos, prometem fazer os possíveis para se voltarem a encontrar.

Amor separado pela guerra volta a encontrar-se 75 anos depois
Notícias ao Minuto

11:05 - 12/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

O norte-americano K.T. Robbins e a francesa Jeannine Ganaye apaixonaram-se em 1944. O amor não foi longe, uma vez que o militar norte-americano foi convocado para a guerra.

O romance aconteceu quando Robbins e o seu pelotão fizeram uma paragem na região francesa de Meurthe-et-Moselle, tinha a mulher 18 anos. Dois meses depois, os dois foram obrigados a separar-se quando a guerra espoletou e o militar foi chamado a defender o seu país.

Robbins terá prometido que voltaria. Mas isso não aconteceu.

Depois da guerra regressou ao seu país natal, onde se casou e formou família. No entanto, confessou em entrevista à imprensa francesa que manteve sempre o desejo de regressar a França e saber como estava a sua paixão de juventude, embora acreditasse que já não fosse viva.

Mas estava enganado. Depois de conhecer a história, uma equipa de investigação de jornalistas conseguiu encontrar Jeannine, que vive atualmente num lar, e decidiu juntar os dois nas cerimónias de celebração do Dia D, do Desembarque na Normandia.

O encontro, proporcionado pela France 2, aconteceu no lar onde a mulher de 92 anos vive agora. Estando os dois viúvos, o homem não hesitou em declarar: "Ainda te amo". Palavras que a mulher diz conseguir perceber porque depois de Robbins ter ido para a guerra empenhou-se em aprender inglês, para o dia em que ele regressasse.

No final do momento emocionante, os dois prometeram arranjar uma forma de voltar a encontrar-se.

Assista, abaixo, ao tocante reencontro:

Recomendados para si

;
Campo obrigatório