Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Danúbio: Balanço de mortos sobe para 19 após retirada de corpos

Quatro corpos foram recuperados hoje dos destroços de um barco que naufragou no rio Danúbio, na Hungria, no final do mês passado, elevando para 19 o número de mortos no acidente.

Danúbio: Balanço de mortos sobe para 19 após retirada de corpos
Notícias ao Minuto

09:17 - 11/06/19 por Lusa

Mundo Hungria

Já foram confirmadas as mortes de dezanove turistas sul-coreanos e um tripulante húngaro do navio e oito pessoas continuam ainda desaparecidas.

Sete pessoas foram resgatadas com vida após a colisão.

O barco, chamado Hableany, que realizava uma excursão com 33 turistas sul-coreanos e dois tripulantes, foi abalroado por outra embarcação de maior porte no Danúbio, em 29 de maio, e acabou por se afundar junto à ponte Margit.

Uma enorme grua flutuante, barcos e equipas de resgate estavam a trabalhar no início da manhã de hoje na ponte Margit para levantar a embarcação do fundo do rio para procurar mais vítimas nos destroços.

O topo do navio era visível, enquanto coletes salva-vidas flutuavam próximo ao casco do barco.

O resgate do barco está a ser planeado em várias etapas, dependendo, por exemplo, da condição do casco.

O plano detalhado de hoje é levantar o Hableany com a grua flutuante e colocá-lo numa longa barcaça.

O barco será então entregue à polícia para investigar o acidente.

Os esforços para procurar as vítimas desaparecidas do acidente e para erguer o Hableany foram prejudicados pelos altos níveis de água do Danúbio na primavera - que deverão cair significativamente nos próximos dias em Budapeste - e o fluxo rápido do rio, bem a pouca visibilidade sob a água.

O capitão do outro navio envolvido no acidente, o Viking Sigyn, está preso desde 01 de junho, suspeito de colocar em risco o transporte fluvial e de causar um acidente com mortos.

O Viking Sigyn, que saiu de Budapeste menos de 48 horas após a colisão com o Hableany, está de volta à Hungria numa viagem programada e atracou na cidade de Visegrado, ao norte de Budapeste.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório