Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Filha de mulher detida no Irão realiza sonho de festejar anos na prisão

Criança pediu para passar o dia na companhia da mãe na prisão.

Filha de mulher detida no Irão realiza sonho de festejar anos na prisão
Notícias ao Minuto

09:42 - 11/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Prisão

Nazanin Zaghari-Ratcliffe, a britânica-iraniana, presa em abril de 2016 por alegada conspiração para derrubar o governo, conseguiu realizar um dos principais desejos da filha: comemorar o seu aniversário.

Gabriella era apenas uma bebé quando a sua mãe foi detida e desde então que está as cuidados dos avós maternos, que vivem em Teerão.

Um dos maiores desejos da menina era poder celebrar o seu aniversário na companhia da mãe, motivo pelo qual recentemente pediu para passar o dia na prisão, pois assim podia ter a companhia de Nazanin.

A mulher, que cumpriu já mais de metade da sua pena, obteve autorização para que tal acontecesse, e a pequena Gabriella, que completou cinco anos, pôde confraternizar, durante alguns momentos, na sala de visitas com a mãe, onde lhe foi preparada uma pequena festa.

O pai da criança, que vive no Reino Unido, tem sido impedido de ver a mulher e a filha, desde que esta foi detida, sendo-lhe sempre negado um visto que o permita viajar para o Irão.

Para Nazanin Zaghari-Ratcliffe, apesar da felicidade de estar na companhia da filha, o aniversário trouxe-lhe também um sabor amargo, uma vez que a lembrou que o seu desejo e o do marido foi sempre mudar-se para o Reino Unido quando a criança completasse cinco anos para poder dar início aos seus estudos no novo país.

Nazanin Zaghari-Ratcliffe foi detida em abril de 2016, quando visitou o Irão com a filha. As autoridades iranianas acusaram-na de conspirar contra o governo, mas a família nega e diz que a mulher estava de visita à família. Em setembro de 2016, Zaghari-Ratcliffe foi condenada a cinco anos de prisão por participação em manifestações contra o regime em 2009, o que ela nega.

A pena foi confirmada em sede de recurso em abril de 2017.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório