Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Há dez candidatos confirmados à sucessão de Theresa May nos conservadores

Dez candidatos conseguiram o apoio necessário para entrar na eleição interna para suceder Theresa May na liderança do Partido Conservador, ficando para trás Sam Gyimah, o único que defendia um novo referendo e era contra o 'Brexit'.

Há dez candidatos confirmados à sucessão de Theresa May nos conservadores
Notícias ao Minuto

18:51 - 10/06/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

De acordo com o partido, Boris Johnson, Jeremy Hunt, Michael Gove, Dominic Raab, Sajid Javid, Andrea Leadsom, Rory Stewart, Matt Hancock, Esther McVey e Mark Harper conseguiram o apoio formal de pelo menos oito deputados, o que tinham de garantir às 17:00 de hoje.

O antigo secretário de Estado das Universidades Sam Gyimah anunciou ao final da tarde que ia abandonar a corrida, alegando que, por ter entrado numa fase tardia, "não houve tempo suficiente para angariar apoios".

Gyimah era o único dos 11 candidatos que defendia um novo referendo com o objetivo de fazer campanha a favor da permanência na União Europeia, enquanto os restantes comprometem-se a implementar o resultado do referendo de 2016 e concretizar o 'Brexit'.

Nos próximos dias realizam-se vários debates e uma série de votações que começam na quinta-feira e depois nos dias 18, 19 e 20 de junho, culminando na seleção de dois finalistas.

A partir de 22 de junho, estes dois candidatos serão submetidos a uma votação dos cerca de 160.000 membros do Partido Conservador, devendo o vencedor ser anunciado um mês mais tarde.

Theresa May renunciou oficialmente ao cargo de líder do Partido Conservador na passada sexta-feira, mas vai permanecer em funções como primeira-ministra até o sucessor ser escolhido.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório