Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Cazaquistão mostra respeito insuficiente pela democracia nas eleições

Os observadores internacionais destacados para as eleições presidenciais de domingo no Cazaquistão, nas quais venceu o atual Presidente interino, denunciaram hoje "um respeito insuficiente pelos padrões democráticos", com pouco espaço para críticas ao poder e "irregularidades generalizadas".

Cazaquistão mostra respeito insuficiente pela democracia nas eleições
Notícias ao Minuto

11:20 - 10/06/19 por Lusa

Mundo OSCE

As eleições mostraram "um respeito insuficiente pelos padrões democráticos", disse a missão liderada pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) no seu relatório.

O documento observou que houve "uma falta de respeito pelos direitos fundamentais, incluindo a prisão de manifestantes pacíficos e irregularidades generalizadas no dia das eleições".

O Presidente interino do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokaiev, venceu as eleições presidenciais antecipadas de domingo com 70,6% dos votos, anunciou hoje a comissão eleitoral.

O seu adversário mais próximo, o jornalista Amirjan Kosanov, obteve 16,2%.

O sufrágio nesta antiga república soviética da Ásia central foi convocado após a demissão "surpresa", em março, de Nursultan Nazarbaïev, que liderou o país depois da independência, em 1991.

Antigo presidente do Senado, Kassym-Jomart Tokaiev, de 65 anos, estava no poder desde a renúncia do antigo chefe de Estado Nursultan Nazarbaiev.

As eleições de domingo, nas quais foram chamados a votar 10 milhões de pessoas, ficaram marcadas pela prisão de centenas de manifestantes.

Segundo a agência France-Presse, os observadores consideram que Nazarbaiev mantém "as rédeas" do país e apoiou a candidatura do agora Presidente eleito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório