Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

EUA pedem contenção e apelam ao diálogo político na Moldávia

Os Estados Unidos da América pediram hoje contenção e apelaram para o diálogo político na Moldávia, onde o Presidente em exercício dissolveu o parlamento um dia após este ter aprovado a constituição do novo Governo.

EUA pedem contenção e apelam ao diálogo político na Moldávia
Notícias ao Minuto

23:34 - 09/06/19 por Lusa

Mundo Moldávia

"Os Estados Unidos apelam a todas as partes na Moldávia para mostrarem contenção e concordarem em avançar para o diálogo político", adiantou, em comunicado, o Departamento de Estado norte-americano.

Para a administração norte-americana, as eleições de 24 de fevereiro na Moldávia foram "plurais e respeitaram os direitos fundamentais", devendo a vontade da população moldava expressa nessas eleições "ser respeitada sem interferência".

"Garantir um futuro próspero e democrático para a Moldávia e seus cidadãos é um objetivo comum que os Estados Unidos continuarão a apoiar", acrescentou o Departamento de Estado, equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Presidente moldavo em exercício, Pavel Filip, dissolveu hoje o parlamento e convocou novas eleições para 06 de setembro.

O parlamento da Moldávia aprovou no sábado a composição do novo Governo, uma aliança sem precedentes entre pró-russos e pró-europeus, para tentar acabar com a crise política criada após as eleições de fevereiro, onde nenhum partido obteve a maioria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório