Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Cidade da Califórnia elege o seu novo mayor. Trata-se de... um cão

Nomeação faz parte de uma campanha que visa juntar dinheiro para salvar animais.

Cidade da Califórnia elege o seu novo mayor. Trata-se de... um cão
Notícias ao Minuto

15:58 - 08/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Max II de Idyllwild, na Califórnia, foi eleito 'mayor' vitalício sua cidade. Nada disto seria de admirar, se não estivéssemos a falar de um cão.

O golden retriever, cujo nome completo é Maximus Mighty-Dog Mueller II, foi eleito mayor desta cidade em 2014 e a sua nomeação não foi novidade, uma vez que já em 2012 uma nomeação canina havia sido feita.

Esta escolha faz parte de uma campanha de uma Associação de Resgate de Animais, que em 2012 promoveu uma eleição canina na cidade.

Segundo as regras da eleições, qualquer pessoa poderia fazer do seu animal de estimação um candidato, desde que doasse a quantia de um dólar. O valor visa ajudar a salvar outros animais sendo que a primeira nomeação permitiu juntar 31 mil dólares [mais de 27 mil euros].

Max I esteve na corrida eleitoral com mas 13 cães e dois gatos e venceu com 2/3 dos votos. Os seus donos afirmam que se empenharam muito na campanha, mas admitem que a vitória do seu amigo de quatro patas também teve muito a ver com o facto de terem doado um cheque de 20 mil dólares para a causa. 

Contudo o primeiro mayor canino ja era velhote e morreu dois anos depois, motivo pelo qual a cidade voltou a proceder a eleições.

Agora, a cidade voltou a ganhar um 'paw-litician' [brincadeira linguística por parte da ABC e que pode traduzir-se como o patudo político].

As suas funções passam por fazer aparições públicas em eventos e festivais da cidade, visitar hospitais locais e escolas e até fazer visitas ao domicilio àqueles que precisam de companhia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório