Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Ministro polaco sugeriu que bisontes e castores podem ser comidos

Os animais estão protegidos pela lei polaca, algo que o responsável pela pasta da Agricultura quer mudar. Mas a proposta está a gerar críticas.

Ministro polaco sugeriu que bisontes e castores podem ser comidos
Notícias ao Minuto

21:39 - 07/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Polónia

O ministro da Agricultura da Polónia, Jan Ardanowski, sugeriu numa conferência no final do mês passado que os castores e os bisontes europeus deviam passar a fazer parte de uma lista de “animais comestíveis”. Segundo a BBC, o ministro falou sobre a necessidade de regular o crescente número de castores devido aos danos que estão a causar nos terrenos agrícolas.

Apesar dos castores estarem protegidos pela lei polaca, essa é uma proteção parcial. Entre outubro e março podem ser caçados, mas a sua carne não deve ser consumida. Algo que Ardanowski pretende mudar. “Pode ser que o problema dos castores fique resolvido em breve”, salientou.

A população de castores na Polónia subiu para os 55 mil, de acordo com as estimativas mais recentes. O número de bisontes registou também um aumento para 1.873.

Os comentários do ministro da Agricultura causaram alguma estranheza entre especialistas. Uma das razões para isso é que não existe uma lista de animais comestíveis. Além disso, cabe ao ministro do Ambiente e não ao da Agricultura decidir que espécies devem ser protegidas pela lei polaca.

Esta sexta-feira, Jan Ardanowski esclareceu que está a dialogar com o responsável pela pasta do Ambiente para colocar os castores, mas não os bisontes, na lista de animais que podem ser caçados e comidos.

Se a decisão for essa, a Polónia pode voltar a entrar em conflito com a União Europeia, já que o castor europeu é uma espécie protegida sob a Diretiva de Habitats de Bruxelas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório