Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Três elefantes morreram envenenados perto de uma plantação na Malásia

As cerca elétricas que protegiam a plantação não funcionavam.

Três elefantes morreram envenenados perto de uma plantação na Malásia
Notícias ao Minuto

13:47 - 07/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Animais

Três elefantes foram encontrados mortos perto de uma plantação no sul da Malásia. Os animais foram descobertos pela polícia que alertou os guardas florestais.

"Fizemos uma autópsia aos elefantes com 18 e 22 anos e foi revelado que tinham sido envenenados", explicou Abdul Kadir Abu Hashim, do Departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem citado pelo Le Parisien. "Estou chocado e triste com este incidente. Se continuar os nossos elefantes selvagens vão desaparecer", acrescentou.

As três fêmeas deveriam pertencer a uma manada de cerca de 30 animais que viviam numa reserva. Mas as cercas elétricas que protegiam o local, instaladas pelos agricultores para proteger as plantações, já não estavam a funcionar.

Notícias ao Minuto© Departamento de Parques Nacionais e Vida Selvagem

Conta o jornal francês que a Malásia sofreu vários incidentes do género nos últimos tempos devido ao crescimento populacional, ao aumento das áreas de cultivo e à perda de habitats para elefantes em risco de extinção.

No ano passado outros seis elefantes pigmeus foram encontrados mortos por envenenamento. Outra das causas de morte comum é serem abatidos por agricultores que tentam invadir as suas terras.

Os ecologistas referem que hoje em dia existem apenas 1.500 elefantes selvagens no país. Muitas outras das espécies estão também ameaçadas por serem procuradas pelos seus órgãos para utilização na medicina tradicional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório