Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

Jornalista russo que investiga casos de corrupção detido em Moscovo

Acusação é relacionada com droga, mas defesa do jornalista e ativistas falam em cilada.

Jornalista russo que investiga casos de corrupção detido em Moscovo
Notícias ao Minuto

12:35 - 07/06/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Rússia

Ivan Golunov, de 36 anos, é um jornalista russo conhecido pelos seus trabalhos de investigação a esquemas de corrupção. Conta a Reuters que foi detido em Moscovo.

Esta sexta-feira, a polícia russa justificou a detenção com uma acusação de posse de droga. Tanto o advogado de Ivan Golunov como ativistas acreditam tratar-se de uma cilada.

Golunov foi detido na rua. A polícia russa afirma que o jornalista tinha drogas na mochila e estaria a caminho de uma venda, mas vai mais longe, acusando-o de produzir em casa drogas em larga escala, uma acusação que pode implicar uma pena entre 10 a 20 anos de cadeia.

Este, no entanto, está longe de ser o primeiro caso no regime de Vladimir Putin em que jornalistas e opositores do regime se veem acusados de crimes na sequência de trabalhos e críticas ao Kremlin.

A Meduza, a publicação com sede na Letónia para a qual Golunov trabalha, acredita na inocência do jornalista e adianta que este estava a ser alvo de ameaças há vários meses, na sequência de um trabalho de investigação.

O advogado de Ivan Golunov, Dmitry Djulai, vai mais longe a acusa a polícia russa de ter 'plantado' as provas e de se ter recusado a recolher outras provas, ainda que simples - como confirmar se no pacote com droga havia impressões digitais do jornalista. Dmitry Djulai revela ainda que Golunov foi alvo de agressões por parte dos agentes e que a polícia continua a recusar tratamento médico ao jornalista.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório