Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Nobel da Paz e líder da extrema-direita em sintonia sobre o Islão

Aung San Suu Kyi encontrou-se com Viktor Orbán. Em cima da mesa esteve o "crescimento das populações muçulmanas" na Europa e no sudeste asiático.

Nobel da Paz e líder da extrema-direita em sintonia sobre o Islão
Notícias ao Minuto

21:00 - 06/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Aung San Suu Kyi

Numa pouco habitual visita ao continente europeu, Aung San Suu Kyi, líder de Myanmar e Nobel da Paz, encontrou-se com Viktor Orbán, presidente húngaro e um dos expoentes da extrema-direita na Europa, em Budapeste. Ambos estão em sintonia relativamente à imigração e ao Islão, segundo o The Guardian.

“Os dois líderes sublinharam que um dos grandes desafios atuais para ambos os países e as suas respetivas regiões – o sudeste da Ásia e a Europa – é a migração. Eles salientaram que ambas as regiões assistiram à emergência da questão da coexistência com o contínuo crescimento das populações muçulmanas”, pode ler-se num comunicado divulgado depois do encontro entre Suu Kyi e Orbán.

Anteriormente considerada um farol da luta pela democracia em Myanmar, Aung San Suu Kyi tem sido alvo de várias críticas de governos ocidentais e de organizações de defesa dos direitos humanos. A líder birmanesa não se pronunciou sobre a violenta repressão militar contra a minoria muçulmana Rohingya em 2017, que resultou na morte e na violação de milhares de pessoas e que as Nações Unidas definiram como uma limpeza étnica.

A Nobel da Paz chegou mesmo a defender a brutalidade do exército de Myanmar contra a população muçulmana e desde então foi incapaz de garantir um regresso seguro ao país aos milhões de rohingyas que fugiram e se refugiaram no Bangladesh.

Antes deste encontro com Viktor Orbán, Aung San Suu Kyi esteve na República Checa onde se encontrou com o primeiro-ministro Andrej Babis, um governante populista que recentemente tem sido muito contestado pelos checos, que saíram para a rua para pedir a sua demissão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório