Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Diplomatas estrangeiros foram espiados pelo Brasil

Documento dos serviços secretos brasileiros diz que Brasil levou a cabo operações de espionagem contra Irão, Iraque, Rússia e Estados Unidos, noticia a Folha de São Paulo.

Diplomatas estrangeiros foram espiados pelo Brasil
Notícias ao Minuto

12:39 - 05/11/13 por Notícias Ao Minuto

Mundo Escutas

A Folha de São Paulo avança que o Brasil encetou operações de espionagem a edifícios e diplomatas do Irão, Iraque, Rússia e Estados Unidos. As afirmações são feitas com base num documento da Agência Brasileira de Inteligêngia (ABI).

A publicação explica que foram fotografados e seguidos vários diplomatas russos em negociações de equipamentos militares no Brasil, assim como diplomatas do Irão. Foram também vigiados escritórios dos Estados Unidos em território brasileiro.

O Governo, através do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, defendeu que as operações, alegadamente decorridas entre 2003 e 2004, foram contra-espionagem.

Esta informação surge numa altura em que a polémica sobre a espionagem levada a cabo pelos Estados Unidos foi bastante criticada mundialmente, inclusive pelo Brasil, cuja presidente, Dilma Rousseff, chegou a cancelar uma viagem ao país após tomar conhecimento de ter sido alvo das escutas norte-americanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório