Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Sapatos de salto alto no trabalho são "necessários", diz ministro japonês

Comentários de ministro que tutela a Saúde e o Trabalho surgem como resposta a uma petição pública.

Sapatos de salto alto no trabalho são "necessários", diz ministro japonês
Notícias ao Minuto

10:36 - 06/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Japão

Serão os sapatos de salto alto um acessório necessário no trabalho? Uma petição criada por trabalhadoras no Japão quer proibir que os sapatos de salto alto possam ser um requisito obrigatório em algumas empresas, tanto para trabalhadoras como para mulheres ainda à procura de emprego.

A petição tem colhido algum sucesso e permitido debater a questão em terras nipónicas. Takumi Nemoto, ministro que tutela a Saúde e o Trabalho, reagiu entretanto à petição, que lhe foi enviada na última terça-feira.

Para Nemoto, a obrigatoriedade de usar salto alto em certos empregos é "socialmente aceitável", dado que o uso deste tipo de calçado pode ser mesmo considerado "necessário e apropriado", dá conta o The Guardian.

Explica o mesmo jornal que a campanha foi apelidada de #KuToo, uma brincadeira com as palavras japonesas 'kutsu' (sapatos) e kutsuu (dor).

Pela proximidade fonética, #KuToo lembra também o movimento #MeToo, movimento a partir do qual surgiram denúncias de abusos mas também críticas à desigualdade entre géneros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório