Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Veteranos saltam de paraquedas para a Normandia, 75 anos após Dia D

Os antigos militares têm agora 94 e 95 anos, mas isso não os demoveu de repetirem a experiência.

Veteranos saltam de paraquedas para a Normandia, 75 anos após Dia D
Notícias ao Minuto

10:59 - 06/06/19 por Sara Gouveia

Mundo Segunda Guerra Mundial

Dois veteranos da Segunda Guerra Mundial, com 94 e 95 anos, saltaram de paraquedas sobre os campos da Normandia, em França, esta quarta-feira, 75 anos depois de terem saltado a primeira vez para fintar as defesas alemãs no chamado Dia D. A operação foi a maior invasão por mar da história e ajudou os Aliados a ganharem a Segunda Guerra contra a Alemanha e a Adolf Hitler.

Vestidos de macacões vermelhos, Harry Read, de 75 anos, e John Hutton, de 94, saltaram acompanhados com o regimento de paraquedistas britânicos, os Red Devils, nas comemorações dos desembarques na Normandia. Mais cedo cerca de 280 paraquedistas britânicos e franceses encenaram os saltos.

Conta a Reuters que ambos os veteranos aterraram em segurança e num ambiente algo semelhante à primeira vez, pois ao olharem para cima o céu estava coberto de pequenos paraquedas verde tropa em queda. A diferença é que desta vez ninguém disparava e estava um pouco mais claro.

Harry tinha apenas 20 anos e John, conhecido pelos amigos como Jock, ainda era um adolescente quando saltaram do avião de carga com a 6.ª Divisão Aérea Britânica, a 6 de junho de 1944.

"Era um mundo diferente naquela altura. Era um mundo que requeria que homens jovens, como eu, estivessem preparados para morrer por uma civilização em que valia a pena viver", recordou Harry. "Por isso havia uma grande necessidade de jovens como eu porem a vida em risco. A minha vida não esteve em risco hoje", acrescentou, descrevendo o salto como "muito agradável".

Os dois homens estavam entre os oito mil soldados que tinha ficado com a tarefa de proteger o flanco esquerdo dos Aliados de contra-ataques à medida que a invasão marítima aterrou na costa e avançou pela praia.

Para representar as forças norte-americanas, o veterano norte-americano Tom Ride, de 97 anos também saltou de paraquedas na cidade francesa de Carentan. "Foi perfeito, um salto perfeito", disse logo depois de aterrar, acrescentando: "Sinto-me ótimo. Era capaz de subir e fazer outra vez".

Veja o salto de Tom aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório