Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro comboio turístico no Ártico russo iniciou hoje viagem

O primeiro comboio turístico para as regiões do Ártico russo com destino à Noruega começou hoje a viagem inaugural, a partir de São Petersburgo, com 91 passageiros a bordo.

Primeiro comboio turístico no Ártico russo iniciou hoje viagem
Notícias ao Minuto

22:21 - 05/06/19 por Lusa

Mundo Noruega

"Já há muito tempo que o Ártico fascina toda a gente. Este destino tem sido bem coberto pelas agências de turismo canadianas e norueguesas, mas não é o caso da Rússia", afirmou Nurlan Mukash, diretor-executivo da operadora turística Lernidee Erlebnisreisen, na origem do projeto, em conferência de imprensa, citado pela AFP.

A empresa alemã associou-se à agência russa de promoção dos investimentos no Extremo Oriente.

Batizado de Zarengold, o comboio é composto por oito carruagens para descanso e duas carruagens-restaurante e atravessará o Grande Norte russo através das cidades de São Petersburgo, Petrozavodsk, Kem e Murmansk.

Em Murmansk os turistas sairão do comboio e viajarão de autocarro para Kirkenes, na Noruega, antes de terminarem a viagem de barco, até Oslo, ou de avião, com destino à ilha de Spitzberg.

A viagem de 11 dias permitirá descobrir regiões de difícil acesso de outro modo que não através do comboio turístico, afirmam os organizadores.

Para a viagem inaugural os 91 turistas vieram de sete países, entre os quais Alemanha, Suíça, Noruega, Estados Unidos e Holanda.

"No futuro, esperamos fazer estas viagens regularmente, até duas vezes por ano", precisou Nurlan Mukash.

A Rússia quer tornar-se a principal potência económica e militar do Ártico, tirando proveito, nomeadamente, do aquecimento global e do degelo, que deverá abrir novas rotas comerciais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório