Meteorologia

  • 23 JULHO 2019
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 23º

Edição

Morreu Lennart Johansson, antigo presidente da UEFA

Lennart Johansson tinha 89 anos. É tido como o 'arquiteto' da Champions.

Morreu Lennart Johansson, antigo presidente da UEFA

Morreu, aos 89 anos, Lennart Johansson, o antigo presidente da UEFA e vice-presidente da FIFA. A informação está a ser avançada pela imprensa sueca. Lennart Johansson faleceu na terça-feir após uma súbita doença. 

Foi como presidente do  AIK Solna, um clube nos subúrbios de Estocolmo, que Lennart Johansson se começou a destacar como dirigente desportivo. Daí chegou à presidência da federação de futebol sueca.

Johansson lideraria a UEFA entre 1990 e 2007, a organização que junta as federações dos diversos países europeus. Tido como o 'arquiteto' da Liga dos Campeões, foi sob o seu reinado que a prova se tornou a mais interessante (e rentável) competição de clubes de futebol à escala mundial.

Em 1998, chegou a ser candidato à sucessão de João Havelange, na FIFA, que junta as federações dos diferentes continentes, mas acabaria por perder para Sepp Blater.

Em 2007, Johansson foi substituído na liderança da UEFA após ter perdido a eleição contra Michel Platini, o mesmo Platini que acabaria por nomear Lennart Johansson o presidente honorário da UEFA.

[Notícia atualizada às 8h]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório