Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Venezuela: Jornalistas rompem bloqueio e entram à força no parlamento

Dezenas de jornalistas romperam hoje o bloqueio imposto por efetivos da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militar) e entraram à força na Assembleia Nacional (AN), onde a oposição detém a maioria.

Venezuela: Jornalistas rompem bloqueio e entram à força no parlamento
Notícias ao Minuto

20:46 - 04/06/19 por Lusa

Mundo Assembleia Nacional

"Hoje os jornalistas venezuelanos regressam ao Palácio Federal Legislativo, de onde nunca deveriam sair", disse Marco Ruiz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Imprensa (SNTP), uma vez ultrapassada a barreira policial.

Por outro lado, a deputada opositora Maria Beatriz Martínez, sublinhou que não havia motivos para impedir a entrada aos jornalistas.

"Com o grito de imprensa livre, um direito de todos, abrimos as portas", frisou.

A entrada forçada foi apoiada por representantes do SNTP e vários deputados opositores, que celebraram a decisão, num país onde o acesso dos jornalistas às instituições públicas é cada vez mais restringido.

Os jornalistas pretendiam fazer a cobertura da sessão parlamentar ordinária, de hoje, mas tinham sido barrados pela GNB, que os mantinha numa área afastada do hemiciclo protocolar e da própria AN.

Após a rutura da barreira militar, o presidente do parlamento, o opositor Juan Guaidó, aproximou-se dos jornalistas a quem manifestou solidariedade.

"Celebremos o regresso da imprensa livre no parlamento. O terreno do regime é a desinformação e a censura", disse.

Desde 30 de abril que a GNB tem impedido a entrada dos jornalistas no parlamento, situação que, segundo Marco Ruíz, é "uma violação continuada da liberdade de expressão e do direito à informação" dos venezuelanos.

Em várias oportunidades os militares têm também impedido os deputados de acederem ao parlamento, tendo numa dessas situações, a 08 de maio passado, dia em que a Assembleia Constituinte (composta unicamente por simpatizantes do regime) levantou a imunidade de vários parlamentares opositores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório