Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Menino de seis anos morre de meningite após médicos desvalorizarem caso

Oliver Hall morreu em outubro de 2017, apenas 24 horas depois de dar entrada no hospital.

Menino de seis anos morre de meningite após médicos desvalorizarem caso
Notícias ao Minuto

14:54 - 04/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Meningite

Um menino, de seis anos, que morreu de meningite poderia ter sobrevivido com um diagnóstico mais rápido. Essa foi uma das conclusões do inquérito desencadeado após a sua morte em outubro de 2017. 

Os pais chamaram o médico de família, os paramédicos e o serviço de emergência, mas quando Oliver Hall foi finalmente transportado para o hospital, a infeção já se tinha espalhado, explica um especialista ouvido pelo tribunal.

O especialista em doenças infecciosas e imunologia, Nigel Klein, é citado pela BBC a assumir durante a audição que acredita que Oliver "poderia ter sobrevivido sem problemas", caso os médicos do hospital lhe tivessem feito um diagnóstico rápido e prosseguido para tratamento. Mas, acrescentou, os minutos tornaram-se críticos, pois "o carro já ia tão rápido que possivelmente nada poderia ter-lhe posto travões", ilustrou.

Os pais do menino, Georgie e Bryan, contaram que Oliver começou a sentir-se doente com uma dor de cabeça, dores no maxilar e febre a 23 de outubro. Depois de ligarem para o médico pelas 9h30, foi-lhes dito que a primeira consulta disponível seria pelas 15h50. Mais tarde, a criança começou a apresentar sensibilidade à luz e erupções cutâneas pelo corpo e a mãe ligou para o número de emergência que enviou uma ambulância com dois paramédicos mas que, conta a mulher, não consideraram que se tratasse de meningite. Nem tão pouco os dois médicos que o observaram já no hospital. Oliver acabou por ser enviado para casa.

Com o cair da noite, Oliver piorou e a família levou-o até outro hospital, a 45 minutos de distância, mas o menino acabou por morrer nas primeiras horas da manhã.

O inquérito à morte do menor continua e deverá durar entre três a cinco dias. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório