Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Autoridades indianas avistam corpos em busca por alpinistas nos Himalaias

As equipas de busca e salvamento avistaram alguns corpos hoje nos Himalaias durante as operações para localizar oito alpinistas que estão desaparecidos desde a semana passada, disse uma fonte militar indiana à agência de notícias francesa AFP.

Autoridades indianas avistam corpos em busca por alpinistas nos Himalaias
Notícias ao Minuto

13:05 - 03/06/19 por Lusa

Mundo Himalaias

"Os corpos estavam visíveis durante o reconhecimento feito de helicóptero. Encontravam-se na mesma rota que os alpinistas tomaram", disse a fonte, que pediu anonimato.

As autoridades estão a procura desde sexta-feira de um grupo de quatro britânicos, dois americanos, um indiano e um australiano no Nanda Devi, a segunda montanha mais alta da Índia, atingido na semana passada por fortes quedas de neve e avalanches.

O grupo desaparecido, liderada pelo guia britânico Martin Moran, começou a subida da montanha no dia 13 de maio, a partir do acampamento-base de Munsiyari, no estado de Uttarakhand, norte da Índia. A equipa deveria estar de volta ao acampamento-base no dia 26 de maio.

"As probabilidades de sobreviverem são muito, muito baixas a uma altitude de 4.600 a 5.500 metros. É quase impossível que estejam vivos", disse a fonte militar.

A fonte policial disse à AFP que os socorristas iriam tentar chegar ao local onde os corpos foram avistados.

Uma conferência de imprensa oficial é esperada para o final do dia.

Uma autoridade judicial local, Vijay Kumar Jogdande, disse que a expedição de oito membros pretendia escalar a montanha de 6.477 metros e que o contacto com os alpinistas foi perdido depois de uma avalanche.

Jogdande disse que quatro elementos da expedição, todos britânicos, foram resgatados no acampamento-base no domingo, receberam primeiros socorros num hospital na cidade de Pithoragarh e depois lhes foi dado alta hospitalar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório