Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Pelo menos dois mortos em ação militar contra manifestantes no Sudão

O Conselho Central de Médicos do Sudão informou que duas pessoas morreram depois da junta militar no poder ter tentado hoje dispersar milhares de manifestantes que exigem a transferência de poder para uma autoridade civil.

Pelo menos dois mortos em ação militar contra manifestantes no Sudão
Notícias ao Minuto

07:50 - 03/06/19 por Lusa

Mundo Protestos

O sindicato opositor ao regime, perto do movimento de protesto, deu conta ainda de vários feridos durante a ofensiva dos militares junto dos manifestantes que estão acampados desde 06 de abril à frente do quartel-general do Exército em Cartum.

Depois de terem pedido apoio militar para derrubar o Presidente Omar al-Bashir, exigem agora a saída do poder dos generais que derrubaram o chefe de Estado em 11 de abril.

As negociações entre os dois lados para formar um conselho soberano, que supostamente deveria garantir a transição política em três anos, falharam e junta militar intensificou as advertências contra o movimento de protesto, apelidando os manifestantes de "ameaça à segurança e à paz pública", e prometendo agir "com determinação".

"Uma tentativa do conselho militar para dispersar o acampamento pela força está em curso", afirmou hoje em comunicado a Associação de Profissionais Sudaneses, o mais importante protagonista dos protestos.

A 07 abril, o Comité Central de Médicos do Sudão já havia denunciado a morte de pelo menos cinco pessoas. Uma outra pessoa foi dada como morta numa outra ofensiva militar, a 29 de maio, segundo a mesma fonte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório