Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Venezuela: Grupo de Contacto reúne hoje com Grupo de Lima

O Grupo de Contacto Internacional para a Venezuela reúne hoje em Nova Iorque, EUA, com alguns países do Grupo de Lima, num intensificar dos esforços da comunidade internacional que defende uma solução política, pacífica e democrática da crise venezuelana.

Venezuela: Grupo de Contacto reúne hoje com Grupo de Lima
Notícias ao Minuto

07:00 - 03/06/19 por Lusa

Mundo Nova Iorque

A reunião de hoje antecede um importante encontro do Grupo de Lima -- que inclui 12 países das Américas e que não reconhecem legitimidade ao Presidente eleito, Nicolas Maduro -- que se realiza na Guatemala, na quinta-feira.

Hoje, representantes do Canadá, Chile e Perú (três países do Grupo de Lima) reúnem com o Grupo de Contacto Internacional, que estará representado pela alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Federica Mogherini, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, e pelo ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa.

"A reunião vem no seguimento de um convite feito pelos países do Grupo Lima na última reunião ministerial e da decisão tomada pelo Grupo de Contacto Internacional de intensificar o diálogo com outros atores internacionais importantes", referiu em comunicado o Serviço Europeu de Ação Externa da UE.

A reunião debaterá o resultado do encontro entre a ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Chrystia Freeland, que na passada terça-feira conversou particularmente em Genebra sobre a crise na Venezuela com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

O apoio da comunidade internacional ao autoproclamado Presidente interino, Juan Guaidó, teve nova demonstração na passada semana, em Genebra, quando os EUA e vários países do Grupo de Lima boicotaram o início da presidência venezuelana da Conferência sobre Desarmamento da ONU, por não reconhecerem legitimidade ao regime do Presidente Nicolas Maduro.

No encontro de hoje deverá ainda ser discutida a forma de reação a países do Grupo de Lima que têm desalinhado do apoio a Juan Guaidó, como é o caso do Brasil, que tem revelado dissensões em relação aos parceiros da organização.

Na passada semana, o governo brasileiro desconvidou a representante do "Governo encarregado" de Juan Guaidó, Maria Teresa Belandria, para a cerimónia de apresentação de credenciais de embaixadores, que decorrerá na terça-feira.

A decisão de Brasília causou desconforto na maioria dos restantes países do Grupo de Lima, motivando reações de desagrado do Governo dos EUA, que foi o primeiro a reconhecer legitimidade a Juan Guaidó, quando este se autoproclamou Presidente interino da Venezuela, em 23 de janeiro passado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório