Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Sobe número de britânicos que pedem cidadania irlandesa devido ao Brexit

Desde o referendo que ditou o Brexit em 2016, os pedidos têm aumentado substancialmente. Os receios e a incerteza em torno da saída do Reino Unido do bloco europeu ajudam a explicar estes números.

Sobe número de britânicos que pedem cidadania irlandesa devido ao Brexit
Notícias ao Minuto

12:45 - 02/06/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Brexit

Há cada vez mais britânicos que tentam obter a cidadania irlandesa. A BBC revela que o número de pedidos disparou desde o referendo do Brexit. Até 2015, a média de britânicos que pediam a cidadania irlandesa era de 60 por ano. Em 2016, no ano do referendo, 568 britânicos fizeram o pedido para se tornarem cidadãos da Irlanda.

E o número só cresceu nos anos seguintes. Subiu para 860 em 2017 e no ano passado foram 1.213 os britânicos que fizeram o pedido para passarem a ser cidadãos irlandeses, como indicam os dados do Departamento de Justiça da Irlanda.

A tendência não mostra sinais de abrandar. Até ao dia 30 de maio, já tinham dado entrada 607 pedidos de cidadania irlandesa por parte de britânicos. Um número que deve subir na segunda metade do ano.

Verifica-se um cenário idêntico quanto ao pedido de passaportes irlandeses, um processo distinto e que só pode ser iniciado depois da obtenção da cidadania irlandesa.

As autoridades da Irlanda admitem que este crescimento deve-se aos receios e à incerteza que o Brexit está a gerar no seio da população britânica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório