Frank Lucas morreu esta quinta-feira em New Jersey, de acordo com a Associated Press. No entanto, os familiares do antigo traficante de droga só tornaram pública a notícia da sua morte esta sexta-feira. Frank Lucas tinha 88 anos. O seu amigo e antigo advogado Richard Roberts - que trabalhou como procurador e ajudou a condená-lo - revelou que a saúde de Lucas piorou nos últimos anos.
Apesar de ter crescido na Carolina do Norte, foi no Harlem, um dos bairros de Nova Iorque, que Frank Lucas ascendeu no mundo do crime e se tornou um dos principais traficantes de droga durante as décadas de 60 e 70.
Lucas traficava heroína com um grau bastante elevado de pureza, sendo por isso particularmente potente.
Chegou a afirmar que faturou milhões e as autoridades apreenderam 500 mil dólares (448 mil euros) na sequência de uma busca à sua casa em 1975.
Foi condenado e sentenciado a uma pena de várias décadas de prisão, mas começou a colaborar como informador e só cumpriu uma pena de cinco anos.
Mas voltou a traficar droga, desta vez numa escala menor. Foi novamente condenado e passou sete anos na prisão, tendo saído em 1991.
A sua história de vida chamou a atenção de Hollywood e deu um filme. 'American Gangster' chegou às salas de cinema em 2007. O filme foi realizado por Ridley Scott e Denzel Washington interpretou o papel de Frank Lucas. A personagem baseada em Richard Roberts foi desempenhada por Russel Crowe.
Frank Lucas esteve no set e deu conselhos a Denzel Washington.