Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Massacre de Tiananmen noticiado em Portugal como "um banho de sangue"

A imprensa portuguesa noticiou, há 30 anos, o massacre de Tiananmen como "um banho de sangue", com multidões a defenderem-se com paus e pedras dos tanques e balas com que o governo chinês tentava aniquilar o movimento pró-democracia.

Massacre de Tiananmen noticiado em Portugal como "um banho de sangue"
Notícias ao Minuto

10:16 - 01/06/19 por Lusa

Mundo Massacre de Tiananmen

Havia seis semanas que os estudantes ocupavam a praça de Tiananmen, no centro de Pequim, para exigir reformas democráticas, num movimento a que se juntaram muitos cidadãos e que começava a ter eco em outras cidades chinesas.

Na noite 3 para 4 de junho, os confrontos com o exército intensificaram-se e tropas forçaram a entrada no reduto ocupado pelos estudantes.

Um telex emitido pela Lusa reportava: "Pequim entrou hoje no caos, com os soldados a dispararem indiscriminadamente sobre multidões exasperadas de cidadãos desarmados, enfrentando a morte para protestarem contra o que descrevem como os seus dirigentes fascistas".

As embaixadas estrangeiras preparavam planos de retirada dos seus cidadãos e aconselhavam os residentes a não saírem de casa.

Os jornais davam conta de milhares de vítimas, com base em testemunhos, manifestantes e fontes diplomáticas. A China apenas reconheceu algumas centenas, entre soldados e manifestantes, invocando razões de segurança nacional para justificar o massacre.

As imagens que chegavam de Pequim chocavam o mundo. À comunidade internacional exigiam-se medidas e criticava-se a falta de ação.

Os jornalistas debatiam-se com apreensões de material, censura e uma lei marcial que duraria um ano, como noticiava a Capital em 1990: "Tiananmen limpa de tropas. Levantada Lei Marcial em Pequim em oito meses".

O movimento ganhara força nas universidades meses antes do massacre, onde os estudantes decretaram uma greve geral.

Em maio, a demissão de Deng Xiaoping e dos principais líderes chineses, como o primeiro-ministro, Li Peng, era exigida nas ruas de Pequim por um milhão de pessoas, numa manifestação de apoio a "centenas de estudantes em greve de fome", conforme noticiou o Europeu.

O Independente, à época dirigido por Miguel Esteves Cardoso e Paulo Portas, revelava o plano da diplomacia portuguesa para lidar com o problema, dias depois do massacre.

"Portugal manda Roberto Carneiro avisar a China" foi a manchete de 9 de junho do semanário, para noticiar a viagem do então ministro da Educação a Macau, a pretexto do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

A ideia colhia o apoio do Presidente da República, Mário Soares, e do primeiro-ministro, Cavaco Silva, evitando-se assim envolver diretamente o ministro dos Negócios Estrangeiros, João de Deus Pinheiro, o que daria "um caráter internacional" à viagem.

De acordo com o jornal, Roberto Carneiro levava no bolso uma mensagem de Soares e recados de Cavaco.

Na mensagem, citada pelo jornal, Soares transmitia "grande preocupação" pela situação na China, afirmando esperar que não ameaçasse "a liberdade e segurança" do território de Macau, então sob administração portuguesa.

O chefe de Estado português falava ainda da "necessidade de restabelecimento dos equilíbrios sociais e políticos na China" como única forma possível de "cumprir em absoluto" a Declaração Conjunta Luso-Chinesa sobre o Futuro de Macau, a que Portugal se afirmava "inteiramente fiel".

Durante a deslocação, Roberto Carneiro deveria também manter contactos com políticos e empresários, para aferir "sentimentos e intenções", e proferir duas declarações, a primeira, à chegada, para manifestar a "solidariedade de Lisboa" com a população portuguesa de Macau, e uma segunda com alusão aos acontecimentos de Pequim, "condenando o uso arbitrário de violência sobre civis desarmados".

A perseguição contra os líderes do movimento estudantil continuou muito para além de junho de 1989, com alguns a procurarem asilo nos Estados Unidos e na Europa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório