Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Empresa russa dá bónus a trabalhadoras maquilhadas e de saia ou vestido

Os criadores da ideia descrevem-na como uma "maratona de feminilidade".

Empresa russa dá bónus a trabalhadoras maquilhadas e de saia ou vestido
Notícias ao Minuto

13:00 - 31/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Tatprof

Uma empresa russa de produção de alumínios - a Tatprof - está a oferecer um bónus no vencimento de trabalhadoras que vão trabalhar maquilhadas e de saia ou vestido.

Conta a CNN que a ideia foi apresentada numa rádio local, a Govorit Moskva, pelos promotores da ideia como sendo uma "maratona de feminilidade".

"70% dos nossos trabalhadores são homens", explica Anastasiya Kirillova, uma porta-voz da empresa, que acha que esta é uma "ótima forma de unir a equipa". As mulheres que quiserem receber o bónus vão ter de enviar uma foto à empresa, podendo assim receber 100 rublos extra no seu ordenado (100 rublos são cerca de 1,37 euros).

Para Anastasiya Kirillova, "muitas mulheres usam automaticamente calças" e esta campanha servirá para que elas "possam sentir a sua feminilidade quando escolhem usar saia ou vestido".

Segundo a empresa, já cerca de 60 trabalhadoras aderiram à iniciativa, que vai durar até 30 de junho.

Na Rússia, que foi notícia em 2017 pela descriminalização de alguns atos de violência doméstica, o assunto tem gerado aceso debate, em particular nas redes sociais, onde surgem várias acusações de sexismo.

Segundo a porta-voz, uma das grandes preocupações do CEO, Sergei Rachkov, relaciona-se com "a mistura dos papéis de género". O CEO está preocupado que empregadas suas usem "cortes de cabelo masculinos" e que possam "projetar o seu afeto na educação de crianças". 

Conta a BBC que a empresa terá contado recentemente com outras competições internas como o incentivo ao espírito de grupo. As trabalhadoras tiveram uma competição de culinária para ver quem recheava mais 'dumplings' num determinado período de tempo. Já os trabalhadores protagonizaram uma competição de flexões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório