Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Apanhado jihadista que terá deixado menina de cinco anos "morrer de sede"

Criança era de origem yazidi. A antiga companheira do jihadista está igualmente detida. Ele foi detido na Grécia, ela na Alemanha.

Apanhado jihadista que terá deixado menina de cinco anos "morrer de sede"
Notícias ao Minuto

12:12 - 31/05/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Grécia

As autoridades gregas detiveram um homem de origem iraquiana que terá integrado o autoproclamado Estado Islâmico. O homem é suspeito de ter deixado uma criança de cinco anos "morrer de sede". A antiga companheira do jihadista é de origem alemã e encontra-se igualmente detida.

O caso é avançado pela Euronews que explica que estamos perante crimes de guerra, que não obrigam a que o julgamento ocorra no mesmo país onde os crimes tiveram lugar. Por essa razão, o jihadsita deverá ser extraditado para a Alemanha, onde a esposa está já a ser julgada.

Este casal é suspeito de ter deixado uma criança de cinco anos "morrer de sede".

A menina em causa era de origem Yazidi, uma minoria que foi particularmente perseguida pelos extremistas do autoproclamado Estado Islâmico. A criança terá sido uma de milhares de crianças yazidi compradas e vendidas durante a guerra como escravas sexuais ou domésticas.

Os dois arriscam uma pena que pode implicar prisão perpétua na Alemanha. Por padrão, os condenados a penas de prisão perpétua têm de cumprir pelo menos 15 anos de cadeia antes de poderem apelar à liberdade condicional.

Em certos casos, dada a gravidade do crime, o juiz pode determinar penas mínimas superiores a 15 anos, antes que haja oportunidade para pedir a liberdade condicional, que está sempre sujeito a poder ser rejeitado.

Os dois enfrentam ainda acusações de terrorismo.

A criança de cinco anos terá sido adquirida pelo casal como escrava em 2015, em Mosul, cidade no norte do Iraque que chegou a ser um dos principais bastiões do Daesh na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório