Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Assessores de segurança nacional dos EUA, Rússia e Israel vão reunir

Os assessores de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Rússia e Israel vão reunir-se no final do mês de junho, em Jerusalém, para abordarem a situação do Médio Oriente, confirmou hoje o porta-voz do Conselho de Segurança russo.

Assessores de segurança nacional dos EUA, Rússia e Israel vão reunir
Notícias ao Minuto

12:01 - 30/05/19 por Lusa

Mundo Encontro

Segundo Yevgueni Anoshin, a reunião entre o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, Nikolái Pátrushev e o seu homólogo israelita, Meir Ben-Shabat ainda não tem data marcada.

No encontro trilateral serão abordados "os problemas de segurança regional", anunciou o porta-voz à imprensa russa, ressaltando que "a problemática no Médio Oriente pode tornar-se num assunto importante a tratar", devido às tensões com o Irão.

De acordo com o porta-voz, citado pela agência Interfax, o diálogo russo-israelita e russo-americano sobre os temas de segurança não cessou.

Os encontros dos assessores de segurança dos Estados Unidos, Rússia e Israel "acontecem regularmente, várias vezes ao ano", e "também se reúnem várias vezes por ano ou falam por telefone", acrescentou Anoshin.

A tensão entre Washington e Teerão registou uma escalada nas últimas semanas, depois de os Estados Unidos anunciarem um reforço da sua presença militar no Médio Oriente para enfrentar presumíveis "ameaças" iranianas.

Embora indicando não querer uma guerra, dirigentes iranianos e norte-americanos têm trocado declarações belicosas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório