Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Erdogan propõe a Trump um "grupo de trabalho" sobre os mísseis russos

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, reiterou hoje, numa conversa telefónica com o homólogo dos EUA, Donald Trump, a proposta, rejeitada por Washington, de um "grupo de trabalho" sobre a prevista aquisição por Ancara de sistemas de defesa russos.

Erdogan propõe a Trump um "grupo de trabalho" sobre os mísseis russos
Notícias ao Minuto

19:39 - 29/05/19 por Lusa

Mundo Turquia

Os dois chefes de Estado concordaram ainda em reunir-se no Japão durante a cimeira do G20 prevista no país asiático para 28 e 29 de junho, informou o diretor de comunicação da presidência turca, Fahrettin Altun, na sua conta Twitter.

No decurso do contacto telefónico, Erdogan "reiterou a oferta de estabelecer um grupo de trabalho" com especialistas dos dois países, para determinar a compatibilidade do sistema de antimísseis russos S-400 adquiridos por Ancara com os padrões da NATO, precisou Altun numa outra mensagem.

No último mês, vários ministros turcos sugeriram que "especialistas" analisem se os S-400 supõem uma ameaça para os caças F-35 norte-americanos, uma alegação emitida pelos EUA.

De momento, o Pentágono suspendeu a entrega dos F-35 às Forças Armadas turcas como forma de pressão para que Ancara cancele a compra dos sistemas russos de defesa aérea S-400.

Por sua vez, Erdogan agradeceu a recente decisão dos Estados Unidos de eliminar as taxas adicionais ao aço turco e sublinhou que esta medida "ajudará a alcançar a meta [de volume] comercial [bilateral] de 75 mil milhões de dólares (67 mil milhões de euros)", sustentou Altun numa terceira mensagem eletrónica.

Ao responde reciprocamente à decisão de Washington, a Turquia baixou na semana passada em 50% as taxas sobre diversas importações norte-americanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório